quinta-feira, 7 de maio de 2015

Coletor Menstrual sem tabu: Vantagens e recomendações



Este post está surgindo após uma série de dúvidas numa conversa entre mulheres no Facebook acerca dos coletores menstruais. Primeiramente fico muito feliz pelos coletores estarem atravessando fronteiras e chegando cada vez mais perto de mulheres tão diversas. Fico mais feliz ainda em perceber a aceitação e abertura destas mulheres em modificarem seus hábitos menstruais tão arraigados desde a criação do famoso Modess.
Eu uso o coletor menstrual há oito anos e foi um grande passo para o contato com a minha feminilidade. Aqui estão algumas considerações informais e sem tabu sobre os agora famosos "copinhos".
O coletor é uma espécie de taça de silicone, bem maleável, que é dobrado e introduzido na vagina para coletar o sangue menstrual. Uma vez introduzido, ele se abre lá dentro, formando uma espécie de vácuo e "cola" próximo ao colo do útero. Se bem encaixadinho, sua presença é imperceptível. Ele não vaza, não impede movimentos, não escorrega, não "espirra" pra fora. Por isso, pode dormir, acordar, pular, dançar com o copinho lá dentro. Para relações sexuais, é recomendável tirar, ok?
Por ser uma taça coletora, é preciso esvaziá-la algumas vezes durante o ciclo. O melhor momento para se fazer isto é durante o banho, porém se o seu fluxo é intenso, provavelmente você terá que esvazia-lo em torno de três vezes ao dia, diminuindo conforme o fim do ciclo. Não tem receita de bolo, cada uma encontrará a sua. Inclusive, algumas mulheres utilizam o sangue para adubar as plantinhas preferidas. Se você não estiver em casa, um bom momento para esvaziar é quando vai ao banheiro. Você pode andar com uma garrafinha de água e álcool em gel para limpar a mão, esvaziar no vaso sanitário, lavá-lo e reintroduzi-lo na vagina. Para tirá-lo é só forçar um pouco e puxá-lo pela pontinha. Ao fim do ciclo, retire o copinho, ferva-o por alguns minutos e guarde. Pode ser que você precise de alguns ciclos para adaptação, forma de introduzir e tirar. Neste período você pode utilizar um carefree ou bioabsorventes de pano para conter possíveis vazamentos.
Existem dois tamanhos diferentes que normalmente leva em consideração se a mulher já teve filhos ou não e se ela tem mais de 30 anos.
Explicada a parte prática e o manuseio do coletor, vou elencar algumas vantagens que justificam seu uso:
  • Você vai economizar um bom dinheiro. Os coletores duram até 5 anos e já tem fabricação nacional, variando o preço de R$60 a R$90, o Inciclo. Mesmo assim, existem marcas importadas que vocês podem adquirir em viagens internacionais ou com algumas mulheres que os comercializam no Brasil. Existe o Lunette, Femme Cup, Moon Cup, Miss Cup, Diva Cup. O meu é o Diva, mas não hesitarei em usar o Inciclo quando precisar trocar o meu.
  • Você estará sendo ecológica. Imagine a quantidade de lixo que você deixará de produzir ao deixar de lado os absorventes tradicionais?
  • Você estará sendo mais higiênica. Absorventes tradicionais provocam mau cheiro, propiciam um ambiente de contaminação e aparecimento de desconfortos como candidíase e infecção urinária, principalmente em períodos mais quentes ou quando as mulheres usam roupas muito apertadas. Além disso, existem hipóteses de que os produtos químicos utilizados nestes absorventes ao entrarem em contato com a mucosa vaginal, podem aumentar o fluxo menstrual e causar doenças mais sérias, como câncer.
  • Você vai entrar mais em contato com a sua feminilidade e isto é muito bom. Quando você retira o coletor para esvazia-lo terá noção real do seu fluxo e da sua menstruação. Lidará com seu sangue menstrual de forma mais natural, pensando: "ai que nojo. Não, peraí. É meu sangue. Isso, é MEU sangue, e daí?"
  • Você estará reproduzindo um comportamento ancestral e tribal, onde mulheres lidam com a menstruação como um acontecimento maravilhoso, uma oportunidade de renovação mensal e mágica, trazendo cura e fazendo as pazes com seu organismo, podendo inclusive influenciar em sintomas pré e durante a menstruação e TPM.
Dadas todas essas explicações e meu relato pessoal, você se anima em experimentar coletores menstruais? Lanço um desafio a vocês, de se abrirem para algo novo. Pode ser difícil abrir mão de hábitos já tão bem instalados, mas pensar em usar os coletores é instigante, não? Muitas mulheres estão se abrindo, aprovando e recomendando. No exterior seu uso é bem difundido e aqui no Brasil, ainda bem, já é tendência! Estou disponível para trocarmos. Enviem relatos, dúvidas, informações! Vamos engrossar essa rede de mulheres adeptas dos coletores menstruais!


Coletores Fonte: ativismodesofa.blogspot




Como usar                               Fonte: eaibeleza.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário