quinta-feira, 11 de junho de 2015

GHEE, a manteiga clarificada e milagrosa


Hoje eu fiz Ghee. Uma amiga e terapeuta querida me passou a receita e eu passei a mão em uma linda panela de FERRO + uma boa quantidade de manteiga da roça e dei pulos de alegria na cozinha! O Ghee é um óleo sagrado de manteiga, proveniente da Índia. Suas formas de utilização para os Indianos é tão vasta que até em rituais religiosos ele é utilizado. No Ocidente nós normalmente restringimos seu uso para receitas culinárias e alguns profissionais da saúde o utilizam em consultórios, para massagens e outras recomendações terapeuticas como inflamações tópicas, queimaduras, hidratação da pele e dos olhos, inflamações e úlceras intestinais, dentre outras. Esta ex-manteiga pode ser facilmente preparada em casa, desde que você tenha paciência ou deseje exercitá-la. O resultado final é muito gratificante. Durante o processo, toda a água, a toxina e os sólidos da manteiga são praticamente retirados. Isso significa que a quantidade de lactose e a caseína, que é a proteína do leite, diminuem drasticamente, o que facilita seu consumo para pessoas alérgicas ou intolerantes aos lácteos. Você terá um produto rico em Vitaminas A, D, E e K e ácido linoleico, responsável por um desenvolvimento saudável dos tecidos. Também contém o Butirato, um ácido graxo saturado que está ligado à respostas imunológicas inflamatórias. Este rico óleo é benéfico ao fígado, estômago e intestinos. Tem poder rejuvenescedor e regenerador, sendo ótimo para hidratação da pele ou cicatrização de feridas. Também é nutridor, sendo muito bem empregado para nutrir as articulações e tecidos profundos, orgânicos e energéticos. Outra boa notícia é que se bem conservado, o Ghee pode durar meses fora da geladeira.

Modo de preparo:

Uma panela de Ferro ou de Vidro
Manteiga SEM SAL, de preferencia orgânica ou da roça
Uma escumadeira ou colher
Potes de vidro
Coador de pano ou pano de prato
Uma boa pitada de amor, entusiasmo e paciência

Coloque a manteiga na panela e mantenha em fogo baixíssimo. Você também pode fazer em banho-maria se preferir. A manteiga não pode ferver. Se você achar que está muito quente, tire do fogo por alguns instantes ou desligue-o, voltando a ligá-lo posteriormente.
A manteiga começara a derreter e você verá na superfície uma espécie de espuma branca. Essa espuma deve ser completamente retirada com a escumadeira ou colher, até a manteiga estar totalmente derretida e límpida, com coloração homogênea e dourada. Este processo deve durar de 1 a 2 horas.
Pegar essa mistura e coar num coador de pano ou pano de prato diretamente no vidro. Conservar em vidro hermeticamente fechado. Em temperaturas altas o Ghee se liquidifica, em temperaturas mais baixas ele se solidifica. isto é normal.
 
Uma sugestão é separar ao menos um vidro para a cozinha e outro para uso pessoal. Você pode utilizá-lo para passar no pão, refogar legumes e em todas as receitas onde normalmente utiliza manteiga tradicional.
Experimente utilizá-lo nos cabelos, no rosto ou somente nas ruguinhas, no corpo. Ao utilizar no corpo, massageie suavemente a pele. Presentear o companheiro ou companheira com uma massagem é também uma ideia inusitada e muito criativa! Vamos espalhar essa ideia saudável e simples?
 
Seguem fotos para ilustrar a preparação do Ghee

Manteiga sendo derretida e a espuma branca se formando. Essa espuma deve ser totalmente retirada


Aspecto límpido e dourado. O Ghee está pronto para ser coado e armazenado


Ghee no pote de vidro esfriando. Quando esfriar totalmente, tampe e guarde fora da geladeira.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário